Para sobreviver em um mercado cada vez mais competitivo é preciso investir em profissionalização, não importa o se você é uma microempresa ou uma empresa de médio porte. Mesmo que você tenha acabado de começar, não se engane achando que é “pequeno demais” para adotar práticas formais de gestão – alguns empreendedores acreditam que isso poderia atrapalhar os seus negócios, pois confundem profissionalização com burocratização ou perda de identidade.
Mas é aí que se enganam! Profissionalizar a sua empresa não fará com que ela perca suas características essenciais, muito pelo contrário… Irá potencializá-las! Mas como fazer isso? Você pode começar seguindo esses 5 passos:
Aprimore a gestão
Sempre há espaço para melhorar a gestão de um novo negócio – ainda que você tenha um vasto conhecimento sobre administração ou empreendedorismo, talvez não esteja totalmente familiarizado com o mercado, ou vice-versa. Por isso, dedique-se a encontrar meios para tornar a gestão de sua pequena empresa cada vez mais eficiente: faça cursos de especialização, participe de workshops e eventos da área, procure por mentorias e contrate profissionais capacitados.
Controle as finanças
Foi-se o tempo que manter o controle aproximado das finanças era suficiente. Para que a sua empresa possa prosperar é necessário saber com exatidão quanto entra e quanto sai do seu caixa – mais do que isso, é recomendável ser capaz de prever com acuracidade o valor de cada montante, mês após mês.
Use ferramentas profissionais
Falando em controle financeiro, uma das melhores formas de realizar essa tarefa é por meio de ferramentas online, como a que é oferecida pela PRIDECOMMERCE, que permite a criação, envio e administração de cobranças em uma única plataforma. Invista também em ferramentas que facilitem o planejamento, processos, comunicação e medição de resultados.
Crie canais de comunicação
É fundamental disponibilizar canais para que o público possa encontrar a sua organização com facilidade. Dessa forma você divulga sua marca e seus produtos/serviços, bem como estimula o diálogo entre a empresa e seus clientes e prospects. Se ainda não tiver um site, perfis nas redes sociais e localização demarcada no Google Maps, está na hora de criar!
Monitore os resultados
Só é possível determinar se seus esforços estão bem direcionados após monitorar os resultados de suas ações. Se quiser realmente profissionalizar o seu negócio, evite “achismos” e só tome decisões com base em informações concretas.
Empreender pede mais do que somente talento, é preciso de planejamento, organização e disciplina.
0 Comentario "Para profissionalizar a sua microempresa são apenas 5 passos"
Postar um comentário