Twitter, Flickr, Klout. Consoantes perdidas e palavras que parecem vir de línguas indecifráveis se tornaram a marca registrada dos nomes de startups na era da web 2.0.
Para os mais preguiçosos, surgiram até os geradores automáticos de nomes. Fiveblab, Chattype, Quitri. É só apertar o botão e pronto, sua startup foi batizada!
Brincadeiras à parte, escolher o nome da sua empresa exige um pouco mais de cuidado. Afinal, é por ele que seu negócio ficará conhecido pelo público e pelo mercado.
Pedro Renan, da Logovia, startup que promove concursos entre designers para a criação de marcas e logotipos, dá algumas dicas para ajudar a cumprir essa missão com sucesso:
1. Verifique se o domínio está registrado
Parece algo óbvio, mas várias empresas decidem o nome e somente depois que está criada toda identidade visual é que elas verificam o registro do site. E se acontece de ele já estar registrado, aí todo processo de criação terá sido em vão, acarretando perda de tempo e dinheiro.
Novas extensões, como .me, .at e .be, estão disponíveis e podem ser mescladas ao nome da empresa para abrir novas possibilidades. O encurtador de URLs brasileiro Migre.me é um exemplo.
2. Não crie nomes pensando somente no presente
Várias empresas criam nomes baseados em serviços que elas oferecem no momento do lançamento. Entretanto, no futuro, caso queiram lançar novos produtos, terão uma séria dificuldade em vincular a marca àquele novo serviço.
A nacionalidade da empresa também deve ser levada em consideração. “Não crie nomes que tenham diversos sentidos em outros países. Isso também inviabilizará uma futura internacionalização”, diz Renan.
3. Trocadilhos
Nomes engraçados podem ser interessantes no primeiro contato com a marca, mas podem também tirar a credibilidade da empresa. Evite também as gírias –elas ficam ultrapassadas em pouco tempo.
4. Permutações
Usar a criatividade unindo palavras que tenham um significado lógico para sua empresa com um novo vocábulo criado especialmente pela a marca pode gerar um bom impacto e facilitar na hora de o nome ser lembrado pelos clientes.
5. Nome, slogan e identidade visual
O nome não deve ser pensado de forma aleatória, separado de slogan, logotipo e missão da empresa. Todos esses itens devem possuir sinergia entre eles e exprimir o que sua empresa quer deixar no mercado.
0 Comentario "5 dicas para criar o nome da sua startup"
Postar um comentário