Com o crescimento do comércio eletrônico brasileiro, que deve faturar em 2011 R$ 20 bilhões, muitas empresas acabaram investindo no setor, para também faturar neste momento de ascensão. Apesar do baixo investimento inicial, pequenas e médias empresas (PMEs) podem utilizar uma loja virtual como ferramenta de negócio e obter sucesso online.
Algumas dicas são importantes para as PMEs ganharem competitividade no e-commerce:
1) Nicho de mercado: conheça os seus clientes e produtos, defina um objetivo bem claro em qual mercado deseja atuar, e como ter um diferencial competitivo neste nicho escolhido. Analise a concorrência, os pontos fracos e fortes de sua empresa, custo x benefício dos produtos e as estratégias de vendas, criando uma estrutura sólida para competir online.
2) Url da loja virtual: escolha um domínio, nome do site, relevante para sua empresa, mas que também tenha relação com o mercado que você pretende atuar. Ter a palavra-chave de seu negócio no domínio ajuda na identificação dos clientes e também na indexação das páginas de sua loja virtual nos buscadores, como o Google.
3) Produtos: além de escolher os produtos que ficarão a venda, prepare as descrições dos itens, com as informações relevantes para os clientes fecharem a compra. As fotos também devem ser bem produzidas, com uma boa resolução e nitidez, é importante também adicionar fotos de detalhes para melhor compreensão do funcionamento dos produtos.
4) Métodos de Pagamento: quanto mais opções de pagamento e parcelamento na loja melhor, assim como selos de segurança para garantir as transações.
5) Divulgação: mostre para os seus clientes a sua loja, divulgue sua empresa nas redes sociais, sites parceiros, banners e campanhas de email marketing.
6) Atendimento: o cliente espera ser bem atendido ao realizar uma compra, por isso forneça dados de contato e fique a disposição para tirar dúvidas. É importante manter na loja as políticas de troca e devolução, assim como de privacidade.
7) Acompanhamento do mercado: verifique as ações e aprenda com os líderes de mercado, assine as newsletters, siga as redes sociais, visite e navegue os sites semelhantes em busca de novidades. As empresas estão sempre investindo em recursos, promoções, e sua empresa pode aprender com estas novas idéias. Acompanhe as ações realizadas em sua loja e no mercado, para criar um diferencial e manter um destaque online.
0 Comentario "Dicas para as pequenas e médias empresas terem sucesso no e-commerce"
Postar um comentário