Não se assuste, os nomes podem parecer diferentes, porém são mais simples do que você pensa. Com a prática saberá facilmente identificar cada um deles. Eles são itens indispensáveis de um bom planejamento gráfico. Eles são o Quarteto Fantástico do Design, nunca andam separados, são raras as vezes que isso ocorre.
Agora é hora de detalhar cada um dos princípios.
Contraste
Uma das definições que encontramos no dicionário para contraste é: Dessemelhança acentuada entre duas coisas. No contraste a palavra de ordem é ousar, ser criativo. Será o contraste que atrairá o olhar das pessoas para o seu material. Por isso, não tenha vergonha de se expor.Para realmente ser um contraste os elementos devem se bem diferentes uns dos outros, senão não será contraste. Segundo Robin Williams, autora do livro Design para quem não é Designer, o princípio básico do contraste é, se dois itens não forem exatamente os mesmos, diferencie-os completamente.
O contraste pode ser aplicado em: fontes, cores, fios (linhas), relações espaciais, direções, entre outros.
Vamos ver alguns exemplos: uma letra grande pode ser contrastada com uma pequena; uma fonte em estilo antigo com uma fonte em negrito sem serifa; um fio fino com um fio grosso, enfim, há várias formas de fazer o contraste.
Sempre evidencie o contraste, não faça uma coisa leve e outra levemente, como já foi dito, seja ousado. Crie elementos que se tornem marcantes.
Outro propósito do contraste é organizar as informações. Evitando confusões durante a leitura ou mesmo fazendo com que fique monótono. Mas lembre-se que o contraste nunca deve confundir o leitor ou criar outro foco.
Repetição
Outro princípio do Design é a repetição, como o próprio nome diz é fazer com que os elementos visuais se repitam em todo o material. Assim você estará dando ênfase a determinados elementos além de organizá-los.Elementos visuais como: cor, forma, textura, fontes, espessuras, tamanhos gráficos, entre outros, podem ser repetidos. Você precisa fazer com que esta repetição passe de imperceptível a algo marcante, de destaque e que unifique o material.
As repetições dão característica ao material, criando a sua identidade visual. Isso é claramente visto em jornais. Os cabeçalhos, as fontes, o layout em geral, faz com que você possa identificar a qual publicação determinada página pertence.
Não se pode exagerar nas repetições, os elementos podem se tornar excessivos. Use o bom senso.
Alinhamento
Não se deve colocar elementos aleatoriamente em um material, tudo deve seguir uma ordem. Um material bem diagramado tem uma aparência mais leve e melhor de ser compreendida.Tudo em um material gráfico deve estar em conexão e isto é possível através do posicionamento. Muitas pessoas tendem a colocar as coisas no primeiro espaço em branco que encontram pela frente e não é assim que as coisas devem funcionar.
Mesmo os elementos estando separados, afastados fisicamente, cria-se entre eles uma linha invisível, que faz com que seu olhar siga em direção ao restante das informações de maneira ordenada.
Não utilize mais de um elemento em uma mesma página, ou seja, centralizado e alinhado à direita. Muitos iniciantes utilizam, de maneira automática, o alimento centralizado. Se e não for para algo com um objetivo formal não utilize, opte pelos demais elementos.
Proximidade
Se o seu material tem vários itens que se relacionam entre si, uma boa dica é utilizar o quarto e último princípio básico do Design, o da proximidade. Com este princípio o seu material ficará com um bom visual e uma leitura melhor.Quando os elementos estão espalhados no material os olhos não seguem uma linha de leitura lógica. A proximidade serve para isso, aproximar os itens que se relacionam e fazer com que a leitura tenha começo, meio e fim, além de deixar tudo muito mais organizado.
Evite:
- Elementos separados no material;
- Colocar elementos centralizados ou nos cantos;
- Deixar quantidades iguais de espaços em branco entre os elementos, a não ser que cada conjunto seja parte de um subgrupo;
- Coloque cada título, subtítulo sempre junto de seus respectivos elementos;
- Relacionar elementos que não precisam estar agrupados.
0 Comentario "Os princípios básicos do design"
Postar um comentário