O que é um empreendedor? É alguém que executa ações com empenho, decisão, paciência e sacrifícios com o objetivo de criar um novo conceito no mercado, uma nova atividade que forneça um benefício para a sociedade. Distingue-se de outras pessoas por sua capacidade criativa e inovadora, sua grande vontade de realizar e de vencer todos os obstáculos que se apresentem.
O que é necessário para desenvolver o espírito empreendedor?
Todos somos criativos e o que nos faz falta é valor, determinação e visão. Necessita-se também ter mais coragem para enfrentar os riscos, mais paixão pelo sonho e mais autoconfiança. Todos temos algo de empreendedor, porém a maioria em estado passivo.
Recomendações para desenvolver o espírito empreendedor
· Fazer o que tem que ser feito e não buscar desculpas para não fazê-las.
· Saber levantar-se com mais energia cada vez que tropeça. Não ficar explicando porque caiu.
· Ser digno, consciente e mais responsável por seus atos.
· Investir todo o tempo que seja necessário para alcançar seus sonhos.
Quais são as características e hábitos dos empreendedores bem sucedidos?Algumas pessoas dizem que um empreendedor já nasce feito. Isto não é verdade, pois qualquer um pode aprender a ser um empreendedor. Vejamos as características principais dos empreendedores em sucedidos:
· Criatividade
· Inovativo.
· Muita curiosidade
· Iniciativa pessoal.
· Liderança.
· Tem visão do futuro e sabe planejar.
· Um forte desejo de realização.
· Disposição e energia para suportar uma grande carga de trabalho
· Está preparado para trabalhar entre 12 a 16 horas por dia, durante seis dias na semana e, algumas vezes, também nos domingos e feriados.
· Controle emocional, isto é, sabe controlar adequadamente suas frustrações, assume as responsabilidades de seus atos, é consciente de suas possibilidades e limitações e sabe controlar suas emoções.
· Persistência.
· Tem força de vontade e auto-disciplina.
· Alto nível de energia.
· Atitudes orientadas a objetivos.
· Comprometimento
· Conhece suas possibilidades e limitações.
· Sabe refletir e analisar as causas e conseqüências de suas ações.
· Desejo de um retorno imediato.
· Responsável
· Muita integridade.
· Altamente confiável.
· Independente
· Exigente
· Autoconfiança
· Sabe aceitar riscos
· Muita habilidade gerencial, de organização e sabe resolver problemas.
· Competitivo
· Tolerância a erros
· Sorte.
· Ajuda o desenvolvimento dos seus funcionários e pares.
· Gosta de tomar suas próprias decisões
· É muito solicitado para ajudar outras pessoas a tomar decisões.
· Gosta e sabe relacionar-se bem com pessoas
· Suporta a pressão de prazos.
· Está consciente que terá que diminuir temporariamente seu padrão de vida até que a empresa estabilize.
Como saber se serei um empreendedor bem sucedido?
No mundo de negócios não existem garantias, pois não há como eliminar os riscos associados à abertura de um novo negócio. Entretanto, é possível melhorar as chances de sucesso com um bom planejamento, preparação e estudo. Avalie inicialmente seus pontos fortes e suas fraquezas. Considere, reflita e avalie as seguintes seis perguntas: 1-Você tem auto-motivação? Lembre-se que estará sozinho para desenvolver projetos, organizar a equipe e acompanhar os detalhes do projeto. Tocar um negócio exige um alto nível de responsabilidade. Uma boa dose de automotivação o ajudará a sobreviver aos períodos ruins.
2-Como você se relaciona com diferentes tipos de pessoas? Donos de empresas necessitam se relacionar profissionalmente com muitas pessoas como: clientes, fornecedores, funcionários de banco, advogados, contadores, consultores etc. Você saberá lidar com um cliente exigente, com um fornecedor não confiável ou com uma recepcionista mal humorada? 3-Você sabe tomar decisões?
Donos de pequenas empresas são constantemente solicitados a tomar decisões rápidas e sob pressão. 4-Você tem a energia física e emocional para gerenciar um negócio?
Ter uma empresa é muito bom, porém requer muito trabalho. Você conseguirá trabalhar seis ou sete dias na semana, 12 horas por dia durante várias semanas?
5-Você sabe planejar e organizar?
As pesquisas indicam que a falta ou um planejamento ruim é a causa do fechamento da maior parte das empresas. Uma boa organização de finanças, estoques, programações e produção poderá ajudar a evitar muitos erros.
6-Como a empresa irá afetar sua vida familiar? Os primeiros anos de uma empresa podem ser anos difíceis para sua vida familiar. É importante que sua família entenda as dificuldades iniciais e que você confie que eles lhe ajudarão durante este tempo difícil. Poderá haver dificuldades financeiras até que a empresa torne-se lucrativa. Isto poderá demorar meses ou anos. Nestes casos, sua família terá que se ajustar a um padrão de vida mais baixo. |
0 Comentario "EU SOU UM EMPREENDEDOR ?"
Postar um comentário