528 lojas. Um faturamento de quase 5 bilhões. A Máquina de Vendas. Esse é o novo nome do negócio que antes era dividido entre Ricardo Nunes (Ricardo Eletro) e Luiz Carlos Batista (Lojas Insinuante). A origem do negócio de Ricardo é do interior de Minas Gerais, mais precisamente Divinópolis. Já a origem das Lojas Insinuante é do Nordeste, aliás, a maior rede de varejo do Nordeste. A Máquina de Vendas será a segunda maior rede de varejo do país.
Com a fusão das casas Bahia com o grupo Pão de Açúcar, foi criado um gigante do varejo, capaz de ameaçar qualquer concorrente. Claro, o alvo da fusão seria onde esse novo grupo não tem penetração, o que coincide com o mercado das duas que, enfraquecidas não teriam condições de sustentar uma briga de preços.
Com a junção, as duas redes se protegem do gigante. Muita água deve rolar embaixo dessa ponte, mas ao menos a tentativa é válida. Além disso, ganham poder de barganha com fornecedores e bancos (capacidade de financiamento para bens populares). As duas ultrapassam o Magazine Luiza, que agora ficou em situação difícil.
Esse movimento do varejo lembra muito o acontecido nos últimos anos no mercado de bancos. Bradesco e Itaú disputaram palmo a palmo o mercado, até o anúncio da fusão do Itaú com o Unibanco. O Unibanco era a bola da vez, não tão grande para poder brigar e nem tão pequeno e por isso tão atrativo. A dúvida do mercado agora é essa. Seria o Magazine Luiza a bola da vez? Ou vai reagir e adquirir algumas pequenas redes locais para aumentar seu tamanho e poder brigar de igual para igual?
A Máquina de Vendas já sinalizou que quer comprar a rede de lojas de Dona Luiza Trajano, que por anos foi referência em crescimento, lucro, satisfação de funcionários e bom atendimento de clientes. Uma futura jogada interessante e que pode ser um golpe forte na fusão das Casas Bahia com o Pão de Açúcar. Ou não.
VAGNER FERNANDES DAVID | Pride Commerce | www.pridecommerce.com | 11 9766-8986 | 18 9781-2575 | 18 8806-8356
Antes de imprimir pense em sua responsabilidade e compromisso com o MEIO AMBIENTE
”Para produzir 1 tonelada de papel utiliza-se 50 a 60 eucaliptos, 100 mil litros de Água e 50 mil kw/h de energia”
0 Comentario "Por que a Insinuante e a Ricardo Eletro se fundiram?"
Postar um comentário